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    Vendas Novas School

    2024

    A intervenção na Escola Básica e Secundária de Vendas Novas é encarada como uma oportunidade para repensar não só o programa escolar, mas também o papel do campus enquanto centro cívico e espaço de aprendizagem unificado — um novo Fórum de Aprendizagem e Inclusão.

    Num recinto marcado por diferentes volumetrias e tipologias de edifícios, dispersos e desarticulados, a proposta introduz um novo corpo central de ligação, funcionando como elemento agregador de todo o conjunto. Este novo centro organiza e articula os diversos núcleos funcionais: os edifícios escolares, o edifício de apoio e formações, o pavilhão desportivo e o novo polidesportivo coberto.

    Ao mesmo tempo, a proposta promove uma requalificação global da leitura do campus, reforçando a identidade da escola como um todo. A criação de uma grande zona verde central, com áreas de estadia e lazer, torna-se o coração do recinto, favorecendo a apropriação comunitária e o bem-estar.

    Para além da reabilitação dos edifícios existentes, propõe-se um sistema de passagens cobertas que percorre o campus e conecta todos os núcleos ao redor do novo centro verde. Estas estruturas não apenas asseguram acessibilidade universal e continuidade funcional, como também criam amplas zonas de recreio coberto, respondendo às necessidades climáticas e pedagógicas contemporâneas.

    A intervenção é, assim, pensada para dar resposta às exigências da transição climática, reduzindo ilhas de calor e aproximando a escola da natureza, ao mesmo tempo que reforça a coesão da comunidade escolar.

    Mais do que uma requalificação funcional, esta proposta visa criar um espaço pedagógico inclusivo, sustentável e aberto à comunidade, promovendo a escola como motor de desenvolvimento social e ambiental.