Im Trichtisal
Nos subúrbios de Zurique, junto à floresta e num terreno inclinado, foi-nos solicitado o desenvolvimento de 160 apartamentos com tipologias atravessáveis.
Com o objetivo de preservar ao máximo a vegetação existente e assegurar a permeabilidade entre os blocos, a proposta organiza-se num conjunto de edifícios que se inserem delicadamente na topografia. O piso térreo é qualificado com habitações em contacto direto com o solo, integradas num jardim contínuo que liga a cidade ao parque — um gesto que reforça a ideia de uma cidade sem limites, promovendo a convivência com a natureza.
A construção baseia-se numa estrutura lamelada de madeira sobre um embasamento em betão, onde se localiza a garagem. Cada edifício tem 4 pisos e um piso recuado, garantindo uma escala compatível com o lugar.
Todos os materiais aplicados nas fachadas são reciclados, provenientes da demolição das construções existentes no local. Adicionalmente, a cadeia de fornecimento foi limitada a um raio máximo de 150 km, assegurando sustentabilidade e responsabilidade ambiental no processo construtivo.
Local
Tipo
Equipa
Eloi Goncalves, Haritsya Putri
Cliente
Pensionskasse der Siemens-Gesellschaften in der Schweiz
colaboração
ATP architekten
imagens
Visualtonic