Exp Identity China
Após um longo período de produção arquitectónica centralizada — frequentemente ignorada a nível internacional pela sua aparente falta de originalidade e pluralismo — o paradigma da arquitectura chinesa está a mudar.
Através de entrevistas, maquetas, desenhos técnicos e outros materiais visuais, esta exposição revela essa mudança ao apresentar o trabalho de seis dos ateliers mais estimulantes da cena contemporânea: Atelier Deshaus, Atelier FCJZ, Jiakun Architects, RUF, TAO e Vector Architects.
Redesenhámos plantas, alçados e cortes, reduzindo-os às paredes e linhas de contorno. As fotografias foram transformadas em colagens, com os elementos arquitectónicos destacados a vermelho. Estas imagens são sobrepostas nas paredes, evocando a estética dos cartazes de rua em Berlim.
Acima dos cartazes, ecrãs digitais suspensos mostram as condições reais das obras construídas. Uma mesa semicircular vermelha e uma escada de grandes dimensões foram acrescentadas ao espaço, prolongando o gesto arquitectónico da exposição e oferecendo lugares para ver vídeos e ler os textos.
A última sala foi convertida numa zona lúdica, onde os visitantes podem tocar e interagir com maquetas impressas em 3D — tornando a exposição mais acessível e envolvente.
Local
Tipo
Equipa
Elói Goncalves, Diana Santos, Tereza Jeckelová, Kim Istenic, António Mesquita
Cliente
Galerie Met
collaboration
Swiss-Chinese Chamber of Architects and Artists