Espenhof Nord
O projeto propõe um conjunto habitacional acessível e integrado na morfologia urbana existente, reforçando a continuidade da cidade e introduzindo uma nova centralidade. A forte topografia do terreno é vencida através de um percurso acessível de norte a sul, entre a Fellenbergstraße e a Langgrüstraße, articulando espaços exteriores públicos e privados, abertos e resguardados. Todos os acessos, usos comerciais e habitações são desenhados para garantir acessibilidade total ou adaptável.
A implantação dos edifícios responde ao contexto urbano: dois volumes baixos acompanham as frentes da Fellenbergstraße e da Langgrüstraße, preservando o perfil das ruas. Ao centro, dois volumes mais altos e distintos definem um espaço verde contínuo que atravessa o lote, promovendo diversidade tipológica e uma nova centralidade comunitária. O piso térreo é ativado com entradas, espaços comuns, jardim de infância e áreas sociais.
Materialmente, os edifícios assentam sobre um embasamento generoso e permeável, marcado por vãos amplos e diferentes usos. Acima, uma fachada ventilada em madeira unifica o conjunto, ritmada por varandas autoportantes em betão que marcam os pisos e oferecem espaços exteriores generosos. A presença de elementos metálicos e ligeiras inclinações confere leveza e expressão urbana refinada.
Local
Tipo
Equipa
Eloi Goncalves, Antonio Mesquita
Cliente
Stadt Zurich
colaboração
CNLL